terça-feira, 8 de maio de 2012

Educar o educador
De um professor espera-se, em primeiro lugar, que seja competente na sua especialidade, que conheça a matéria, que esteja atualizado. Em segundo lugar, que saiba comunicar-se com os seus alunos, motivá-los, explicar o conteúdo, manter o grupo atento, entrosado, cooperativo, produtivo.
Com base nesse pensamento pode-se relatar que à partir de práticas simples como estas se faz um ótimo professor, porque essas são competências básicas no seu cotidiano. Claro que nem todos agem e são assim na sua prática pedagógica e consequentemente existem nas salas de aulas professores desinteressados e até mesmo que vivem com o famoso stress.
Mas, se for analisar cuidadosamente o porque disso pode-se perceber que esta relacionado a má formação e até mesmo as pessoas que entram em uma licenciatura julgando que a profissão professor é fácil, erra e feio, porque ao entrar na sala de aula encontra pessoas com as mais diferentes personalidades e interesses distintos, e consequentemente gera o tão polêmico fracasso escolar.
Ser professor é mais que simplesmente transmitir conteúdos, é necessário ter competência e respeito para com os alunos. Ser professor é entrar em uma sala de aula e querer fazer a diferença e também ir em busca desse diferencial.
REFERÊNCIA:
MORAN, Jose Manuel. MUDAR A FORMA DE ENSINAR E DE APRENDER COM AS TECNOLOGIAS: ENSINAR DE FORMAS DIFERENTES PARA PESSOAS DIFERENTES. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/uber.htm#diferentes>. Acesso em: 08 maio 2012.