terça-feira, 20 de março de 2012

Projeto: A higiene bucal

Tema: A higiene bucal


1- Justificativa

O projeto de saúde bucal faz-se necessário para que se proporcione uma maior conscientização e melhor qualidade de vida e as crianças estejam sempre relembrando a importância do cuidado com sua saúde.
Ao educar para a saúde e para a higiene,  toda a equipe contribui de forma decisiva na formação de
cidadãos capazes de atuar em favor da melhoria dos níveis de saúde bucal. 
Tratar de higiene e saúde tem sido um desafio para a educação, no que se
refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora
de atitudes e hábitos. É preciso educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola.





2- Objetivo geral

Educar a criança para os cuidados com a saúde bucal, ensinando o uso adequado da escova de dente, creme dental e fio dental e a importância da higienização bucal para a saúde das crianças.


3- Objetivos específicos:


*Criar hábitos de higiene bucal.
*Representar  por meio de teatro a importância da higiene bucal.
*Identificar as personagens da higiene bucal.
*Fazer a escovação nos dentes.
*Aprimorar a concentração por meio de jogos.
*Cantar as músicas propostas.
Brincar de massinha de modelar, fazendo uma boca.

4- Atividades:
!º dia: Organizar a turma em roda e conversar sobre os cuidados referentes a higiene bucal. Por meio de teatro de vara mostrar os personagens da higiene e  qual a sua  função (creme dental, dentista, escova e fio dental) falar também das causas da cárie.  2ºdia: Construir com as crianças a escovinha de cartolina com as cerdas de papel crepom, creme dental com cartolina e pintaram colorido, o fio com caixa de fósforos encapada e colar um fio na ponta. Depois de tudo pronto montar com os alunos um painel da higiene bucal. (escova + creme dental + fio dental =  sorriso saudável)

3°dia: Apresentação da música sobre o tema; (ratinho escovando os dentes- rá- tim- bum) autor: Hélio Zinkind.
Caixa surpresa: Usar diferentes objetos e personagens da higiene para contar uma história Na medida em que a criança vai tirando o objeto da caixa vai se criando a história.

4º dia: Com o auxilio de uma boca feita de papel reciclável cada criança fará a escovação simbólica dos dentes.
Junto com os alunos confeccionaremos o jogo da memória em tamanho grande com as personagens da higiene bucal. Depois usar o jogo para brincar.

5ºdia: Cantar a música ( dor de dente ) autor desconhecido.
Fazer com as crianças o  maxilar dentário inferior com massinha de modelar vermelha e os dentes massinha branca.

6ºdia: Confeccionar com o fundo da garrafa PET um modelo de dentinho para cada criança. As crianças pintaram dentro da garrafa tinta guache branca e depois de secar pintar em cima de alguns  dente de preto para imitar as cáries. Depois fazer a escovação.


7º dia: Construir com os alunos os fantoches.
Com os fantoches da higiene contar a história; (Dentinhos de leite) autor desconhecido. Deixar os alunos manusearem os fantoches e contar a história da sua maneira.
8º dia: Fazer duas trilhas com papel pardo. Uma trilha terá os produtos da higiene, fio, escova, creme dental e flúor. A segunda trilha terá doces como: pirulito, bolo, balas todos feitos de sucatas. No inicio de cada trilha terá uma cárie e no final das duas trilhas um dente feito de sucata. Acriança terá que achar o caminho mais fácil para a cárie encontrar o dente. Fazer com os alunos o mural dos rótulos da higiene bucal. (amigos dos dentes / inimigos dos dentes).
9º dia: Confeccionar um fantoche no modelo de uma boca feita de caixa de leite, encapada, os dentes serão feitos de papel crepom branco.

10°: Atividades feitas com o auxílio das professoras.
Em uma folha de oficio entregar o desenho de um labirinto onde terá que levar   a escova a encontrar o creme  dental. Em anexo
Jogo das sombras em anexo

Faremos com os alunos uma almofada com modelo de dente como lembrança do projeto.


5- Avaliação


.           Processual e diagnóstica
6- Recursos
-Tinta guache
-Pincel
-TNT branco
-Músicas
-Fantoches
-Brinquedos, objetos
-Folhas de papel
-Caixas de leite
-Giz de cera
-Escova, creme, fio dental


7 Referências:
PINTO Gerusa Rodrigues,LIMA REGINA Célia Villaça, PIRES Cristina do valle G. O dia-a-dia do Professor.vol.7 3ºEd.Belo Orizonte: FAPI LTDA.
GARCIA Walkíria, ROCHA Áurea, MIRANDA Cláudia, CASTRO Vanderci. Baú do Professor. Vol.1 1ºEd. FAPI Belo Horizonte, 2004


ANEXO

História
"Dentinhos de leite"

"Era uma vez dentinhos de leite que sofriam muito com o ataque das bactérias depois de cada refeição. Isso porque o garoto, dono da boca onde os dentinhos moravam, sempre esquecia de escovar os dentes.
Não tinha para ninguém: as bactérias vinham com tudo, ajudadas pelos restos de alimentos que ficavam entre os dentes, dando a maior força para as cáries.

- Socoooorro!!!!

Ouvindo o chamado desesperado dos dentinhos, a pasta de dente pulou em cima da escova e gritou ainda mais alto: lá vamos nóóóóós! E voaram para a boca para socorrer os chorões. Pulando corda, veio a fita dental. Enfiou-se entre os dentes, dando um "chega para lá" nos restinhos de comida.

Pasta de dente, escova, fio ou fita dental: esse é o batalhão da higiene bucal em ação, em mais uma missão diária importante. Eles fizeram seu trabalho, expulsaram as bactérias e evitaram, mais uma vez, que os dentes fossem atacados. Fim!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário